top of page

Campeonato Brasileiro de Futebol Feminino 2018 - Série A1 e A2


Nesta Quarta, temos o pontapé inicial no Brasileirão A1 e na fase de grupos do Brasileirão A2, após a fase preliminar.

32 equipes em campo pelos próximos meses!

Brasileiro Feminino A1 Regulamento:

As 16 equipes foram divididas em 2 grupos de 8.

Jogam todas contra todas em turno e returno, com as 4 primeiras se classificando para as Quartas de Final. A partir daí, mata-mata.

As últimas colocadas de cada grupo são rebaixadas.

Grupo A

Corinthians/SP vem forte para competição, pois faz um excelente Campeonato Paulista e irá mandar seus jogos na Arena Corinthians, com apoio da torcida. O elenco é forte e tem diversas jogadores convocadas, fora que a base foi campeã da Copa Libertadores 2017, ainda em parceria com o Audax. Ferroviária/SP faz um bom Campeonato Paulista também e deve brigar por uma das 4 vagas as Quartas de Final, as Guerreiras Grenás tem muita tradição e um bom elenco. Ano passado pararam nas Quartas de Final para o Corinthians. O Iranduba/AM é uma das equipes mais estruturadas do Futebol Feminino e apresentou um público recorde nas semifinais do Brasileiro A1 2017 frente ao Santos, a equipe tem um apoio muito forte vindo das arquibancadas e está em campanha para sediar a Copa Libertadores da América Feminina. As amazonense são favoritas a uma das vagas para as Quartas e para brigar pelo título. Kinderman/SC, dominante em Santa Catarina a equipe conta com jogadores que costumam estar em convocações da Seleção Brasileira, como a goleira Bárbara e a meia Rafaela Andrade. Ano passado a equipe parou nas Quartas de Final, e deve novamente lutar por uma vaga entre as 4. Pinheirense/PA, a equipe faz sua estréia no Mangueirão e vem animada após o título da A2 ano passado e foram vice-campeãs Paraense, perdendo a final nos pênaltis para o Esmac. A equipe é uma incógnita, mas acredito que deva ficar no bloco fora de risco de rebaixamento, mas também com dificuldades para se classificar. São Francisco/BA, ano passado ficou próximo ao rebaixamento, sendo salva apenas pela eficiência pior do Grêmio/RS. Acredito que a equipe deva brigar contra o rebaixamento, sendo a principal candidata neste ínicio.

São José/SP, vem reformulada após ficar fora das Quartas no Brasileiro/2017 e faz uma campanha boa no Paulista até aqui, empatando com o Santos e dificultando a vida do Corinthians. Acredito que a equipe deva brigar pela classificação, porém acho difícil entrar na briga pelo título.

Sport/PE, ficou próximo a classificação as Quartas em 2017 e deve novamente brigar por uma vaga.

Campeã Pernambucana, a equipe começou a preparação em janeiro e disputou diversos amistosos.

O elenco tem diversas caras novas para essa temporada. O período grande sem competições atrapalha as equipes, por isso as Paulistas largam um pouco a frente pelo ritmo de jogo. Vamos a um resumo inicial de como cada equipe começa: Favoritas: Corinthians/SP, Iranduba/AM e Kinderman/SC Brigam por Classificação: São José/SP, Ferroviária/SP e Sport/PE Incógnita: Pinheirense/AP Rebaixamento: São Francisco/BA Grupo B

Audax/SP, após o fim da parceria com o Corinthians, a equipe não se encontrou ainda. No Paulista até aqui foram 2 empates e 1 derrota e mesmo com alguns reforços ainda não respondeu. A equipe larga como incógnita neste ínicio de competição. Flamengo/RJ, começou a preparação em Janeiro e são as atuais Campeãs Cariocas. Eliminadas nas Quartas em 2017, pelo Rio Preto que elas venceram em 2016 na final do Brasileirão A1, as rubro-negras querem retomar o título. Pela estrutura, parceria com a Marinha e tradição, o Flamengo entra como favorito a uma das 4 vagas no grupo. Foz de Cataratas-Coritiba/PR, tentando melhorar a campanha de 2017, quando ficou próxima das Quartas, o Foz tem a parceria com o Coritiba para ajudar na estrutura. Reforços chegaram e a equipe deve brigar por uma das vagas no G4. Ponte Preta/SP, fez uma campanha razoável na temporada passada, sem riscos de rebaixamento, mas também não brigou por vaga no G4. No Paulista a campanha ainda é timida, mas as derrotas foram para duas equipes que disputam a Série A1 Nacional, Rio Preto e Ferroviária. Não vejo a Ponte brigando por uma das vagas e deve se preocupar contra o rebaixamento, pois ano passado foi mais tranquilo devido a péssima campanha do Vitória/BA. Coloco a equipe como uma incógnita neste ínicio. Portuguesa/SP, vice da Série A2 em 2017, a Lusinha faz um começo de ano complicado no Paulistão, tendo vencido apenas um jogo. Mas o foco para muitos era a preparação no torneio Nacional, mas pelo desempenho até aqui, a Lusa começa como candidata ao rebaixamento. Rio Preto/SP, com problemas de verbas, o Jacaré apostou em diversas jovens e faz um bom ínicio de Paulistão até aqui. Semifinalista na edição anterior e vice na de 2016, o Rio Preto deve novamente lutar para chegar as Quartas. Santos/SP, atual campeã, as Sereias começaram o Campeonato Paulista com um empate e derrota, porém já se recuperaram. Comandadas por Emily Lima, a equipe é favorita ao 1º lugar no Grupo. Vitória de Tabocas/PE, as penambucanas escaparam do rebaixamento ano passado, graças as campanhas ruins de Grêmio e São Francisco, mas para essa temporada o novo treinador, Leandro Silva foi apresentado a 10 dias na equipe e pode demorar para implementar sua filosofia. Coloco as pernambucanas como candidatas ao rebaixamento. Favoritos Flamengo/RJ e Santos/SP Brigam pela Classificação

Foz de Cataratas-Coritiba/PR e Rio Preto/SP Incógnita Audax/SP e Ponte Preta/SP Rebaixamento Portuguesa/SP e Vitória de Tabocas/PE

1º Rodada

Brasileiro Feminino Série A2

A segunda edição do Brasileirão A2 começou com uma fase preliminar, onde 26 equipes jogaram em partida única para 13 vagas na Fase grupos. 3 equipes já estavam classificadas: Grêmio/RS e Vitória/BA, que caíram em 2017 da A1 e Embu das Artes, representante do Estado com melhor ranking na CBF. Fase Preliminar Os destaques nessa fase, foram o Minas Icesp/DF e São Gonçalo/RN que aplicaram goleadas sonoras. O Sampaio que conseguiu uma virada espetacular sobre o Comercial/MS após sair perdendo por 4x0. Naútico e Inter/RS fizeram um grande jogo e foi definido nos penaltis a classificação das Coloradas.

Regulamento 16 equipes divididas em 2 grupos de 8 times. Todas jogam contra todas em turno único, as duas primeiras passam as semifinais. As vencedoras das semifinais conseguem o acesso.

América/MG, as Coelhas ficaram próxima a vaga nas semifinais na temporada passada. A equipe passou com tranquilidade na fase preliminar, com uma vitória por 5x2. Bi-campeãs mineiras, as coelhas chegam para brigar pela classificação.

Duque de Caxias/RJ, as cariocas surpreenderam e eliminaram o Caucaia/CE na fase preliminar, nos pênaltis e vem para disputar seu sexto Brasileiro, único clube na A2 que conseguiu tal façanha. Mas apesar da experiência não vejo a equipe com força para se classificar em um grupo com equipes bem preparadas. Coloco a equipe como figurante neste ínicio. Embu das Artes/SP, a vaga caiu no colo da equipe com o fim das atividades do XV de Piracicaba, e faz uma campanha fraca até aqui no Estadual, sendo goleado duas vezes fora de casa e com uma vitória simples sobre o Audax em casa.

Vejo a equipe de SP como figurante neste campeonato.

Grêmio/RS, a campanha na A1 ano passado foi muito fraca e a equipe se despediu com apenas uma vitória. No Gaúcho fez grande campanha, mas perdeu o jogo final para o Internacional e deixou o título nos penaltis. A equipe gaúcha assumiu integralmente a administração do futebol feminino e alugou o estádio Antônio Vieira Ramos em Gravataí, para preparar o time. Acredito que o Tricolor tenha um desempenho melhor e possa brigar pela classificação. Internacional/RS, campeã gaúcha as meninas coloradas sofreram para se classificar na seletiva, perdendo muitos gols e passando nos pênaltis. A equipe tem jogadoras com passagens pela Seleção Brasileira e deve lutar pela classificação.

Minas Brasília/DF, após golear por 10x0 na fase preliminar, a equipe do Distrito Federal tem diversos destaques nas seleções de Base, como Victória, camisa 10 do Sub-20 e a zagueira Andressa Karoline de 18 anos. A equipe vem forte na briga pelo acesso. Napoli/SC, vice-campeã Catarinense, as meninas do Napoli passaram pelo Jaó/GO na fase preliminar. A equipe não deve brigar pela classificação em um grupo complicado, mas pode fazer bons jogos. Vila Nova/ES, as capixabas foram a única equipe que venceu fora de casa, durante o tempo normal, na fase preliminar. O treinador Luciano Tadino, disse que iria trabalhar a posse de bola após a classificação. Vejo o Vila Nova como figurante neste grupo. Brigam pela Classificação América/MG, Grêmio/RS, Internacional/RS, Minas Brasília/DF Figurante Duque de Caxias/RJ, Embu das Artes, Napoli/SC e Vila Nova/ES

3B da Amazônia/AM, a equipe entra forte, para honrar a tradição amazonense no futebol feminino. No Estadual, a equipe bateu de frente com o forte Iranduba e empatou os dois jogos finais, já na seletiva passou sem problemas pelo Gurupi. A equipe tem jogadoras com passagens pela Seleção e trouxe o treinador Leandro Silva, ex-XV de Piracicaba e 5 atletas do clube paulista que se licenciou do futebol feminino. Favorita a uma das vagas no Grupo. Botafogo/PB, lanterna Série A2 ano passado, as Belas do Belo se classificaram nos penaltis frente ao São Raimundo/RR, as campeãs paraibanas entram sem grandes ambições e acredito que não briguem pela classificação. Esmac/PA,a equipe Paraense passou com goleada sobre a fase preliminar e vem com o título do Estadual sobre o Pinheirense da A1. Pela tradição das paraenses no futebol feminino, é bom ficar de olho na equipe, que deve brigar por classificação. Lusaca/BA, atuais campeãs baianas, a Lusaca fechou uma parceria com o Cajazeiras, que deixa a equipe mais forte.

Na fase preliminar, a equipe passou com dificuldades e com um placar magro, a equipe pode surpreender, mas não a coloco como favorita nesta primeira parte. Sampaio Correâ/MA, a classificação do Sampaio foi espetacular, pois a equipe virou a 1º etapa perdendo por 4x0 e conseguiu uma virada memorável. Atual campeã maranhense, a equipe não entra como uma das cotadas a classificação. São Gonçalo/CE, atual campeã Cearense, o São Gonçalo aplicou a maior goleada da fase preliminar, 11x0 sobre o União/RN. Considero que a equipe tenha força para lutar pela classificação, pois é um estado com equipes fortes no futebol feminino. Vitória/BA, após a péssima campanha na Série A1 ano passado, as Leoas tentam se recuperar. No Baiano, a queda foi na semifinal. A equipe se preparou bem para o campeonato, mas coloco primeiramente no pote dos figurantes e quem sabe não surpreenda. Tiradente/PI, semifinalista ano passado, o Tiradentes ficou próximo ao acesso na A2, vencendo o primeiro jogo. A equipe passou tranquilamente pela fase preliminar e são as atuais campeãs piauienses. Acredito que brigue pela classificação.

Brigam pela Classificação 3B da Amazônia, Esmac/PA, São Gonçalo/CE e Tirandentes/PI Figurante:

Botafogo/PB, Lusaca/BA, Sampaio Correâ e Vitória/Ba

Posts Destacados
Posts Recentes
Procure por Tags
Siga
  • Google+ Long Shadow
  • Facebook Long Shadow
  • LinkedIn Long Shadow
  • Twitter Long Shadow
bottom of page